5 de abril de 2013

Oi,

Estou a entrar numa de peixe, é mais saudável, cozinha mais rápido e tem menos calorias!!!

Hoje o meu menu foi assim:

peq. almoço:  1 iogurte magro + 2 ameixas

almoço:

esparguete (normal + integral) que misturei para me habituar + bife de atum grelhado com limão e alho + rúcula selvagem (nunca tempero a rúcula nem o agrião).

lanche:  2 fatias pão 7 cereais + fiambre magro

jantar: igualzinho ao almoço (faço quase sempre duplicado)

ceia: ainda não chegou a hora mas vão ser 2 kiwis.



Rúcula

Um vegetal muito saboroso com propriedades anticancerígenas, antibacterianas e antivirais


A rúcula, cujo nome científico é eruca sativa, é um vegetal de folha verde muito nutritivo com um sabor intenso, levemente amargo e picante. Da família das crucíferas, é também conhecida como mostarda persa e tem variados benefícios para a saúde.

A rúcula tem muito poucas calorias. Cerca de 100 g de folhas frescas contêm apenas 25 calorias. Para além disso, é rica em vitaminas e minerais muito benéficos para a saúde.
De acordo com Miguel Rego, nutricionista e colaborador da Plataforma de Combate à Obesidade da Direção Geral de Saúde, «é naturalmente rica em antioxidantes, como vitamina A e C, e é também uma fonte de cálcio e ferro». É fonte de fitoquímicos, como indóis, tiocianatos, sulforafanos e isotiocianatos. Vários estudos revelam que estes compostos, em conjunto, protegem-nos de vários tipos de cancro (próstata, mama, cervical, cólon e ovários), já que inibem o crescimento das células tumorais.
Contém também diindolilmetano (DIM), um fitonutriente usado no tratamento da papilomatose  respiratória recorrente causada pelo vírus do papiloma humano. Paralelamente, encontra-se em ensaios clínicos de fase III para o cancro do útero. Tal como a couve, é uma excelente fonte de vitamina A. Estudos recentes revelaram que esta vitamina e os compostos dos flavonoides contidos nas folhas dos vegetais de  folha verde ajudam a proteger o organismo de cancro da pele, pulmões e boca.

É um estimulante do sistema imunológico. A rúcula contém níveis elevados de vitamina C, um antioxidante natural muito potente que ajuda o organismo a defender-se de doenças como o escorbuto, a desenvolver  resistências contra agentes infecciosos – estimulando o sistema imunitário – e a  proteger-se dos efeitos nefastos dos radicais livres.

É também uma excelente fonte de vitamina K, que «tem um papel significativo na formação proteica, nos mecanismos de coagulação e fortalecimento dos ossos», explica Miguel Rego. Níveis adequados de  vitamina K na alimentação ajudam a limitar a degeneração neuronal, sendo bastante útil  no tratamento da doença de Alzheimer.

É antidepressiva. É rica em vitaminas B, essenciais para «a síntese de proteínas, enzimas e células do sistema imunitário. Este grupo vitamínico está associado ao melhor funcionamento cerebral, reduzindo a depressão. É importante para a performance atlética e prevenção de doenças cardiovasculares», especifica o nutricionista.

Os cuidados que deve ter

É possível encontrar rúcula fresca durante todo o ano. Quando a comprar, procure folhas novas, estaladiças e de um tom verde vivo, evitando a rúcula já em flor porque tem um sabor mais amargo. 

A rúcula é bastante perecível, pelo que deve ser ingerida no dia da compra. Caso não o faça, livre-se das folhas e caules murchos, embrulhe-a numa toalha de papel  humedecida, coloque-a dentro de um saco de plástico e guarde-a no frigorífico, no compartimento para vegetais. 

Sugestões à mesa

  - As folhas jovens são muito ótimas em saladas, sanduíches, pizzas, carpaccios e hambúrgueres. Outra alternativa é usá-las em sopas, guisados ou sumos.

- À medida que o tempo passa, a rúcula vai-se tornando mais picante, com um sabor semelhante ao da mostarda, pelo que é boa ideia substituir o vinagre por um sumo de fruta ou um vinagre frutado, como o de framboesa.

- Combina muito bem com queijos leves e frutas caramelizadas. Experimente fazer uma salada com peras assadas e pinhões. Pode optar por fazer uma salada com queijo gorgonzola e uma vinagreta leve, ou queijo de cabra com vinagreta de mel e manjericão.


Beijocas e até amanhã
CC

2 comentários:

  1. Sabe que a rúcula foi uma verdura que só consegui colocar em minha alimentação há poucos anos atrás, odiava o gosto, mas com o tempo me acostumei, agora é a vez do agrião, não gosto de nada amargo. De resto tudo como, adoro saladas e legumes.
    Bjks

    ResponderEliminar
  2. Oi CC! nossa adorei seu blog, comecei o meu ontem e estou procurando amigas que como eu estão se reeducando na alimentação, posso ser tua amiga?! rs

    bjinhus!

    já estou levando seu link,

    ResponderEliminar